DODGE DART
O Dodge Dart nacional foi lançado em 1969, somente na versão Sedan de quatro portas e a partir de 1970 também na versão Coupé de duas portas.
Apresentava linhas retas com uma grade larga que abrigava dois grandes faróis, tinha muitos cromados e o vidro traseiro côncavo, sendo eleito o "carro do ano" de 1970, segundo a revista Auto Esporte - principal publicação especializada da época. No mesmo ano se tornou o líder de vendas no mercado de carros de luxo, tendo 41,4% do mercado.
Apesar das grandes dimensões (posicionado entre o Chevrolet Opala e o Ford Galaxie), o espaço interno não era tão grande para seis passageiros.
Mas seu principal atrativo era seu desempenho, proporcionado pelo motor 318 V-8 de 5.212 cm³ (5,2 litros) de 198 hp de potência máxima a 4.400 rpm e torque de 41,5 kgfm a 2.400 rpm sendo movido à gasolina comum, permitia ao veículo desenvolver mais de 180 km/h, fazendo o Dart tornar-se o mais veloz carro brasileiro de produção em série.
Era concorrente direto no setor de luxuosos do Ford Galaxie e os esportivos Ford Maverick GT e Chevrolet Opala 250-S. Seu ponto fraco - como a maioria dos antigos motores V-8 - era o alto consumo que fazia em média 4 a 5 km/l, agravados pela baixa autonomia, pois o tanque tinha capacidade de apenas 62 litros.
Em 1980 a Volkswagen comprou o restante das ações da fábrica brasileira e em 1981 sua produção foi interrompida. Neste mesmo período a fábrica parou de produzir ali automóveis, aproveitando porém os motores V8 em sua linha de caminhões utilitários.
O Dodge Dart foi o primeiro automóvel nacional a possuir frente deformável, que tem como objetivo absorver parte dos impactos frontais, diminuindo os riscos de ferimentos nos passageiros. Mas o curioso é que este item foi testado no lançamento do carro em São Paulo, quando um jornalista acabou acertando uma árvore. Neste teste (ou susto) o jornalista saiu ileso, provando a segurança do Dodge Dart.
CRONOLOGIA:
Dart Sedan: modelos de 1969-81
Dart Coupé: modelos de 1970-81
Charger LS: modelo esporte; Fabricado de 1971-75
Charger R/T: modelo esporte com mais potência e acabamento diferenciado; Fabricado de 1971-80
Dart SE: série com visual esportivo , era um Dart coupé com acabamento simplificado; Fabricado de 1972-75
Dart Gran Sedan: modelos top de linha com carroceria de 4 portas; Fabricado de 1973-78
Dart Gran Coupé: modelos top de linha com carroceria de 2 portas; Fabricado de 1973-75
Magnum: substituiu os Gran Coupé. Fabricado de 1979-81
LeBaron: substituiu os Gran Sedan; Modelos de 1979-81
O
Dodge Dart é um modelo bastante cultuado pelos colecionadores,
como um clássico, e pela importância que teve ao longo de muitos anos,
no mercado automobilístico brasileiro. Muitos exemplares ainda podem ser
encontrados em condições de total originalidade e funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário